MAR CANTÁBRICO
O Bonito del Norte é um atum capturado no norte de Espanha e preparado por artesãos locais numa tradição centenária.
Gerações de pescadores do norte de Espanha navegaram pela Baía da Biscaia em pequenos barcos, pescando o apreciado Bonito.
Entre Julho e Setembro realiza-se a 'costera' nas águas da Baía da Biscaia, no Mar Cantábrico. Esta é a época do ano em que a espécie Thunnus alalunga (conhecida localmente como Bonito del Norte) é pescada no norte de Espanha, constituindo a matéria-prima de um dos produtos enlatados mais apreciados de Espanha.
O método mais tradicional para capturar este peixe é usar um anzol e isco vivo. É uma técnica de pesca tradicional e seletiva que permite selecionar o atum de melhor qualidade no momento da captura. Ao mesmo tempo, é uma prática de pesca sustentável, certificada pelo MSC (Marine Stewardship Council), que respeita o ambiente e protege as reservas marinhas, uma vez que outras espécies não são capturadas acidentalmente.
Nos últimos anos, o Bonito del Norte do Mar Cantábrico tem recebido reconhecimento pela sua pesca sustentável e pela qualidade inigualável do seu sabor e textura. Esta tradição não só valoriza o peixe e os métodos de pesca, mas também reforça a importância da sustentabilidade e da preservação do ambiente marinho para as gerações futuras.
Os nossos filetes de atum são preparados com peixe fresco e embalados à mão, em azeite virgem extra biológico ou em água natural mineral de Alzola, por habilidosos artesãos locais. O nosso Bonito del Norte em conserva é deixado a “maturar” durante pelo menos seis meses antes de ser vendido, com o intuito e refinar o seu sabor e textura.